Tendinite no Pé: confira TUDO o que você precisa saber | Blog Pé Relax (2023)

Tendinite no Pé: confira TUDO o que você precisa saber –se você possui fortes dores nos pés, e sente elas quando se movimenta, é bem provável que seja tendinite, então confira neste texto o que você precisa saber para se livrar das dores!

Neste artigo você encontrara a definição, sintomas, diagnóstico, tratamento e mais alguns detalhes importantes sobre a tendinite, sem mais delongas, vamos ao conteúdo:

O que é a Tendinite?

Antes de explicar o que é a tendinite em si, precisamos deixar claro o que são os tendões: eles são estruturas que ligam os ossos aos músculos do corpo, eles são responsáveis por permitir os movimentos das articulações. Qualquer tendão está sujeito à desenvolver a tendinite.

A tendinite em si, de forma resumida é a inflamação dos tendões, ela ocorre devido à altas cargas em uma região localizada, que geralmente corresponde à excessos de esforço, muitas vezes provenientes do trabalho, ou devido à sobrecargas em práticas esportivas.

Outro fator que pode acarretar no desenvolvimento da tendinite, é a má postura, ou falta de ergonomia. Se a forma como você caminha está “torta”, ou se os seus calçados não oferecem a posição correta para os seus pés, muito provavelmente será desenvolvida a tendinite no pé.

A tendinite no pé é mais comum na região do tornozelo e calcanhar, que é onde fica localizado o famoso tendão de Aquiles, mas ela também pode ocorrer em outras regiões como o peito do pé por exemplo.

Sintomas da Tendinite no Pé

O principal sintoma desta patologia é a dor, no inicio ela possui baixa intensidade, estando ausente nos momentos de relaxamento, porém conforme o quadro vai se agravando, as dores também vão se tornando mais intensas.

Quando o caso de tendinite vai se tornando mais complexo, não é apenas os tendões que são afetados, a dor pode ser sentida também na musculatura, o que pode levar à crer que a pessoa possuí algum tipo de lesão muscular.

Além das dores, outros sintoma que é muito presente, é o atrofiamento dos tendões, o que causa dificuldades e limitações dos movimentos dos pés.

Com menor frequência também podem surgir vermelhidões, pé inchado, dores ao apalpar a região afetada, e visualmente pode ser que haja alguma alteração na região inflamada.

Para pessoas que praticam atividade física, ou caminham muito, as dores serão sentidas com maior intensidade ao caminhar ou ao praticar exercícios e para isso é preciso usar sapatos confortáveis.

O que causa tendinite?

Os tendões são estruturas mais sensíveis, por isso eles estão mais sujeitos à se lesionar do que os músculos, principalmente para quem faz exercícios físicos.

Sobrecarga dos tendões

A sobrecarga é o motivo número 1 para o surgimento da tendinite, e há 3 situações principais de excessos que são: alta intensidade exercícios físicos, a realização de muito esforço durante o trabalho ou as lesões por esforço repetitivo também conhecida pela sigla LER, embora essas duas últimas sejam muito parecidas, elas possuem algumas diferenças.

Sobrecarga através de atividades físicas

Geralmente ela está associada à prática de novos esportes, principalmente de alto impacto como corrida, ou futebol, mas o acúmulo de peso também poderá sobrecarregar os tendões à ponto de os lesionarem.

Outra ocorrência muito comum, é a prática de exercícios sem a realização de alongamentos antes e depois da atividade, ou até mesmo a execução errada dos exercícios, que além de lesionar os tendões, também poderá machucar os músculos e provocar deformidades.

Sobrecarga através do trabalho

Este tipo de situação é mais comum para quem trabalha com materiais pesados, ou precisa caminhar muito durante à jornada de trabalho.

Este fator é bem parecido com o anterior, porém ele pode ter um potencial maior para acarretar em tendinite, pois são raros os casos de pessoas que fazem alongamentos antes de trabalhar, ou que usam equipamentos de segurança corretamente, ou ainda, que executam os processos de maneira ergonômica.

Lesão por esforço repetitivo

A LER é muito próxima dos dois tópicos anteriores, porém ela se distingue no ponto, que o simples fato de apertar o pedal de uma máquina, ou a maneira como se senta pode ser o suficiente para causar a tendinite, e por isso ela foi listada separadamente.

Tendinite causada por fatores de risco

Existem alguns fatores de risco que aumentam as chances do desenvolvimento de tendinite, sendo eles:

  • idade avançada;
  • pé cavo;
  • pé chato;
  • deformidades nos pés;
  • doenças reumatológicas;
  • sobrepeso ou obesidade;
  • uso de calçados incorretos;
  • uso excessivo de salto alto;

Diagnosticando a tendinite

O diagnóstico de tendinite no pé é feito baseado no histórico do paciente, onde o médico vai investigar quais são os seus hábitos, se faz esforços repetitivos no trabalho, ou se alguma atividade em específico causa sobrecarga em seus pés, e também poderá fazer um exame físico, pressionando as regiões lesionadas, em alguns casos poderá ser feito um exame de raio-x.

Gostaríamos de destacar que a Pé Relax não incentiva nenhuma forma de auto tratamento, ou de auto diagnóstico, e que sempre que você sentir dores, procure um médico especialista para que a solução correta seja aplicada!

Tratamento de Tendinite no Pé

O tratamento da tendinite consiste em primeiro momento na eliminação das causas, e do repouso.

Se você trabalha carregando muito peso, ou se faz esforços repetitivos, deverá ficar alguns dias sem praticar essas atividades para eliminar a sobrecarga na região lesionada, e permitir a recuperação natural.

Existe um método de evitar dores nos pés e tratamento da tendinite que é conhecido como “Price”, que significa: proteção, repouso, gelo, compressão e elevação, ele é uma das formas mais eficazes de se tratar essa patologia.

Na etapa da proteção você deverá proteger a região lesionada, seja evitando esforços, ou até mesmo passando à deixar de se locomover usando totalmente a força dos pés, se o médico julgar necessário, você poderá usar muletas para deixar o caminhar mais leve;

O repouso é outra etapa importante, pois é com ele que seu corpo vai conseguir se regenerar, e os exercícios físicos estão proibidos para quem está repousando.

O gelo é um anti-inflamatório natural, mas além de conter inflamações, ele é muito eficiente no combate à dores e inchaços, então é recomendável utilizar o mesmo de 15 à 20 minutos por dia na região lesionada;

A compressão consiste em utilizar panos que pressionem a lesão, mas sem muita força à ponto de interromper a circulação, ela evitará o aparecimento de inchaços e contribuirá para a circulação;

E por fim a elevação, simplesmente coloque os seus pés pra cima, de preferência acima do nível do coração, e deixe que o resto o seu corpo fará sozinho. Elevar os pés faz com a circulação melhore, evitando edemas e complicações.

Além do método price, outras medidas também devem ser tomadas, como não usar sapatos de salto de alto, e nem sapatos apertados, afinal, muitas das vezes são eles os causadores, ou potencializadores. Opte por usar modelos confortáveis como os da Pé Relax, que são calçados que se ajustam ao formato dos seus pés, confira mais detalhes logo abaixo.

O médico também poderá prescrever fisioterapia e alguns exercícios de reabilitação, mas geralmente somente o repouso e as alternativas anteriores são o suficiente para tratar a tendinite.

Em raros casos pode ser necessário fazer uma cirurgia, porém ela só é feita em lesões muito complexas, e que não possuam chances de serem tratadas de maneira tradicional, porém quando é feita a cirurgia há grandes possibilidades de alguns movimentos ficarem limitados, e de se sentir dores esporadicamente mesmo não havendo mais tendinite.

O processo de recuperação da tendinite pode ser rápido ou lento, em algumas situações remédios analgésicos e anti-inflamatórios são prescrevidos para amenizar as dores.


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos e masculinos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar, Diabéticos e muito mais. Não deixe de conferir!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Vou conhecer agora >

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Manual Maggio

Last Updated: 01/20/2023

Views: 5832

Rating: 4.9 / 5 (69 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Manual Maggio

Birthday: 1998-01-20

Address: 359 Kelvin Stream, Lake Eldonview, MT 33517-1242

Phone: +577037762465

Job: Product Hospitality Supervisor

Hobby: Gardening, Web surfing, Video gaming, Amateur radio, Flag Football, Reading, Table tennis

Introduction: My name is Manual Maggio, I am a thankful, tender, adventurous, delightful, fantastic, proud, graceful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.